Já fiz muitos workshops na minha carreira mas esse último sem dúvida foi um dos mais gostosos. Um trabalho como esse envolve muita gente e muita gente bacana e amiga.

Sou o tipo de pessoa que gera sonhos e eles não costumam ser sonhos pequenos, mas grandes sonhos e grandes projetos. Quando decidi fazer uma simulação de casamento ao vivo percebi que precisaria de muita ajuda, e graças a Deus tenho minha esposa, amigos, funcionários e parceiros que compram sempre as minhas idéias malucas.

Dessa vez preciso agradecer tanta gente, mas não poderia deixar de fazer isso.

Em primeiro lugar a Ariane Bossardi que me indicou o lugar e a Jaque Marques do Bella Vista Garden que cedeu o espaço tão lindo para a gente poder fazer o Workshop. Lugar lindo e gostoso, parecia que estavamos de férias. Além disso deixou tudo preparado para que pudéssemos fazer os trabalhamos com tranquilidade.

Para fazer a simulação precisava de uma decoração de igreja e também de festa e o meu querido amigo Rodrigo Hadad fez um lindo trabalho simulando uma pequena capela, o clima ficou gostoso demais.

A parte técnica toda com telões e som foram cedidas por outro grande amigo, Rodrigo Rangel da Base Eventos. Perfeito, e indispensável para que todos pudessem assistir a tudo que fizemos ao vivo.

Outra parte técnica importante foi cedida pela Merlin Vídeo, outro grande parceiro de Workshop. Nos cederam a câmera Sony FS 700 para que pudéssemos demonstrar as imagens em slow motion e também um transmissor HDMI para passarmos as imagens da Steadicam para as tvs. Obrigado ao Tasseli, Paulo, Neto e Filipe pela força que nos deram.

Alguns acessórios que utilizamos tais como grua e sliders foram cedidos por outro amigo e parceiro, o Dimas da Dimtec. Muito bacana poder contar com vocês, muito obrigado.

O lindo vestido e acessórios usados pela nossa modelo foi cedido pelo Atelier Oui, e meu agradecimento especial a Viviam Tchauer, que é a proprietária e uma grande amiga e parceira. A modelo não poderia estar mais linda.

Na mesa do bolo pudemos contar com dois bolos, uma da Maisa Novaes do Atellier do Sabor e outro pela mihna amiga e cliente Priscila Cicarelli da Festiva Eventos.

Para deixar a Dora Oliveira e o Lucas nossos noivos mais bonitos contamos com a ajuda da Fabiola Margiotto e da Elca Araujo, do Lellit Coiffeur. Especial poder contar com o profissionalismo delas, mas mais especial ainda é poder contar com a amizade delas. Pudemos relembrar algumas histórias de outro trabalho bacana que fizemos juntos em Milão.

Nossos modelos especiais foram a Dora Oliveira e o Lucas. Digo especiais porque eles são uma graça de pessoas e de Deus. Além disso eles se casaram no Domingo anterior e estavam em lua de mel, chegaram e já foram participar do Workshop. Meu carinho especial pela dedicação de vocês.

Esse Workshop também marcou o inicio das atividades do nosso amigo querido e agora gerente da 4.5 Escola Criativa de Fotografia, Paulo Henrique Pereira. Incansável na prospecção dos participantes e também nas vendas. Além disso foi meu braço direito em todas as etapas, dando idéias, ajudando em tudo, enfim, sem palavras para agradecer toda a dedicação.

Obrigado a equipe, Rafael Petrocco pelas lindas fotos do making-of e ao Samuel Daminelli, a Laura e ao Bruno Godoy que também nos ajudou no making e nos bastidores. Ao pessoal que ficou no estúdio meu carinho por continuar nossos trabalhos e tocando os trabalhos enquanto fazíamos o Workshop.

A minha musa e esposa Mauriane fica meu amor, carinho e respeito por me apoiar em todos os meus sonhos e também por fazer de tudo para que o Workshop fosse gostoso e agradável a todos, com um coffe-break delicioso.

Deixei meu amigo Célio Paladino por último pois creio que grande parte do sucesso do Workshop Uma vida em 24 frames por segundo eu deva a ele com sua aula especial sobre Steadicam. Essa era uma deficiência minha e também motivo de muitas perguntas e questionamentos toda vez que ministrava esse WS.
Foi bacana demais a aula e toda a demonstração de imagens lindas, além de poder conhecer um pouco melhor da pessoa e do caráter do Célio. Minha admiração só cresceu nesses dias. Parabéns meu querido.

Muitos participantes me disseram que o local trazia uma sensação de paz, de tranqüilidade e tive essa sensação também, além de parecer que conhecia todos a muito tempo.

Passamos dois dias de muita imersão nesse mundo que é a cinematografia de casamento e também pudemos conversar um pouco sobre gestão de marca e também uma aula de Steadicam.

O dia seguinte ao do Workshop foi bem complicado e estranho pois ficou um vazio, sentimos falta de todos vocês. Obrigado pelo carinho de todos, pelos bate papos e por dividir com a gente esses momentos tão bacanas.

Eu sei que depois de tanta informação recebida é normal que fiquemos com aquela sensação de que existe tanta coisa a ser feita, isso pode gerar ansiedade e também um certo desanimo as vezes. No inicio aquela euforia por entrar em contato com tanta coisa nova, mas depois aquela sensação de tanta coisa a fazer.

Minha sugestão é que vocês peguem uma folha de papel e coloquem do lado direito tudo aquilo que precisam ou pretendem mudar, e depois ao lado esquerdo façam uma lista de prioridades. Além disso o mais importante é o movimento, ou seja, deem os primeiros passos, se coloquem em movimento e deixem que Deus faça o resto.

Enfim, projetem sonhos, e não economizem nessa parte, afinal depende só de imaginação.
Sucesso a todos e lembrem-se que estamos juntos nessa, contem com a gente sempre.

Espero vocês no nosso Workshop de Linguagem Fotográfica e Cinematográfica em Maio e depois em Roma e Firenze no ano que vem.

Para finalizar vou deixar o link aqui para vocês baixarem as apresentações em PDF.

Filme do Workshop uma vida em 24 frames por segundo – Bella Vista Garden. from Riguetti Fotografia e Cinema on Vimeo.